CENAS DE KARL VALENTIN

COMÉDIA EM DOIS ACTOS

1º Acto

Duas personagens insólitas, que se entendem de uma forma especial, trazem no seu baú ferramentas e preparam o espaço para um acontecimento que envolve o espectador, que entra no jogo, como participante de uma fotografias para mais tarde recordar.

2º Acto

Dois “fotógrafos” trazem consigo uma mala cheia de embaraços,
desconcertos, surpresas e confusão. Karl e Valentin viajem juntos em
busco do momento perfeito.

Os Artistas

Duarte Silva

Nasceu em Lisboa em 1985. É licenciado em Teatro (2011) pela Escola Superior de cinema e Teatro e pela Divadelní fakulta Akademie Múzicky’ch Ume’ni – Departamento de Criatividade Autoral e Pedagogia. Participou nos FESTIVAIS: Esrita na Paisagem 08 – Festivalde Performance e Artes da Terra, Projeto: “Mãe, sabes como te amei?” na Quadrienal de Praga 2011 – Festival Internacional de Espaço, Luz, Som e Performance- Produção, na In Shadow 2011 – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias. CURTAS METRAGENS E VÍDEO CLIPS: “First Scratch in the Morning” – DJ Ride; “100 Escrúpulos” – Marco; “In Love for…” – Miguel Gonçalves; “A Apalhaçada” – Miguel Gonçalves e Raquel Laranjo; “Quem disse isso?” – Francisco Valadas Vieira. TEATRO: “As Peças de que também gosto” – Bruxa Teatro – Direção: Figueira Cid; “Somewhere… Over the Flatulência” – Teatro de Rua – Encenação Coletiva; “Mãe, sabes como te amei?” – inserido no festival “Escrita na Paisagem 08” – Encenação Coletiva; “Viveiro de loucos” – Teatro Armado Cortez – Direção: José Lobato; “Pluft! O Fantasminha” – Teatro Ibérico – Direção: Marco Mascarenhas; “Prominte! Nerozumím” – Praga, República Checa – Direção: Alexander Komlosi; “Auto da Índia” – Propositário Azul – Direção: Nuno Nunes. PERFORMANCE: “Empty Space” – Teatro Municipal S.Luís – Drieção: Alexandre Lyra Leite (2011); Os Bigodes na RES PUBLCA, pelo Teatro OBando, Direção de João Brites, na Baixa de Lisboa (2010).

José Redondo

Licenciado em Teatro (2011) pela Escola Superior de Teatro e Cinema. De 004 a 2007 realizou o Curso de Interpretação na Escola Profissional de Teatro de Cascais. Workshop de formação em Expressão e Educação Dramática, organizado pela Escola Superior de Teatro de Cinema, orientado por Prof.Margarida Rainha. (2010); Workshop (50h) com Phillip Zarrili, “Tornar o corpo todo olhos”, formação integrada no Escrita na Paisagem – festival de performance e artes da terra, Évora (2009). Alguns trabalhos em que participou: TEATRO: “A História da Gaivota e do Gato que a ensinou a voar”, espetáculo infantil, encenação de Rui Mário, Teatro TapaFuros, QUinta da Regaleira, Sintra (2008); “Folia”, Dde Paulo Borges, encenação de Rui Mário, Teatro TapaFuros, Quinta da Regaleira, Sintra (2008); “Olhos do Mundo e Fortuna”, de John Herbet, encenação de José Henriques Neto, ESPAÇOKARNART, Teatro da Trindade, Lisboa (2007/2008). PRODUÇÃO E CINEMA: entreMITOS “Mostra Internacional de Teatro de Oeiras”, produção executiva (2010); Videoclip “Duas Balas” – Produção, Realização pela ETIC (2008); Curta-metragem “Undo” (2003).

ALGAZARRA

TEATRO DE MARIONETES DE SOMBRAS

Apresenta:
A Princesa e a Ervilha,
A Polegarzinha
O Soldadinho de Chumbo
De Hands Christian Andersen

A Associação Cultural Marionetas em Algazarra dedica a sua atividade à criação, produção e realização de programas de Teatro e Marionetas promovendo espetáculos e ateliês nas diversas áreas das artes cénicas.
Trabalha na formação de novos públicos através da realização de espetáculos vocacionados para todos com o objetivo de despertar a sensibilidade artística dos espectadores, movimentando-os a reconhecer o Teatro como meio integrante da sociedade.

Os Actores

José Redondo

Nasceu em Lisboa, estudou na Escola de Artes António Arroio, na Universidade frequentou a licenciatura em Literatura e Línguas Modernas e actualmente finaliza o mestrado em Teatro e Comunidade na ESTC. É diretor da Companhia de Teatro de Marionetas Algazarra, onde é responsável pela dramaturgia, encenação e dinamização dos espetáculos. EmParis, depois de estudos em Fotografia e do Conservatório de Cinema, recebe formação em Teatro de Marionetas por Lucienne e André Blin. Em 1988 integra a Compagnie BLin durante 10 anos como actor-marionetista e participa em 17 espetáculos e mais de 1200 representações. Ainda em Paris é assistente de Fredreic Blin na criação dos espetáculos: Kastalia, no Festival Mondial de Théâtres de Marinettes, dramaturgia e assistente de encenação em Pinpon D’Or e La Grande Bleu pela COmpagnie Blin com estreia no Théâtre de Montrouge – Paris. EMPortugal em 1988 integra o elenco das Marionetas de Lisboa como actor – marinetistas, tendo sido tradutor e assistente de encenação da peça Geneviève de Brabant de Erik Satie, encenação de José Ramalho. EM 2001 é auto de dramaturgia, encenação, marionetas e cenário de O Rouxinol e o Imperador de H.C. Andersen, espetáculo subvencionado de IPAE. Em 2002 cria a Companhia de Teatro de Marionetas Algazarra. Escreve e encena Crokorókódilo com cerca de 350 espetáculos no seu activo; encena Contos em Sombras de H.C. Handersen, Tik-Tak-Espectacliê e Trimm Trimm Histo´rias de Grimm!.

Joana Ribeira

Nasceu em Lisboa, estou na Escola de Artes António Arroio, na Universidade de Lisboa frequentou o curso de licenciatura em Literatura e Línguas Modernas e em Paris frequentou a Escola Superior de belas-Artes. Actualmente finaliza o mestrado e Teatro e Comunidade na ESTC-Lisoa. Curso Superior de Estilismo na Escola Esmod, em Paris onde ganha o prémio L’oeil Souffle, Paris e para o filme La Graçe das Éstranglés. Figurinos de O Rouxinol e o Imperador de H.C. Andersen, espetáculos das Marionetas de Lisboa. Cenografia e Marionetas de Tik Tal – Espectacliê; Marionetas e Ilustrações de Contos em Sombras; Cenografia e Ilustrações de Crokorócódilo; Cenários e Marionetas de Trimm! Trimm! Contos de Grimm!. Na companhia de Teatro de Marionetas Algazarra é responsável pela produção, cenografia, figurinos, marionetas e acções de formação.