CINEMA

Apresentamos um conjunto de 12 filmes de curta-metragem de ficção, animação e documentário, todos com produção e realização portuguesa, revelando a vitalidade e excelência da criação nacional.

Em quatro programas de cerca de 30 minutos, totalizando mais de 2 horas, procurámos mostrar a enorme diversidade de como se pode fazer e ver cinema, da captação do real através de câmaras de filmar até às técnicas de animação da imagem, fotograma a fotograma.

Incluímos nesta seleção o filme “História trágica com final feliz” (2005) da realizadora Regina Pessoa, o mais premiado de sempre do cinema português, com mais de 60 distinções. E dois filmes do também premiado José Miguel Ribeiro, natural da Amadora: “Dodu – O rapaz de cartão” (2010) e “Viagem a Cabo Verde” (2010).

Também filmes realizados na principal Escola de cinema do nossa país a Escola Superior de Teatro e cinema, localizada na Amadora. Agradecemos aos seus autores a permissão de mostrar alguns dos seus melhores filmes. Os filmes foram escolhidos a pensar nos alunos do 1º ciclo, nos professores e nas famílias das crianças.

É um convite mas também um desafio para dar a conhecer filmografia que nos surpreende e sensibliza.

PROGRAMA

“DODU – O Rapaz de Cartão” (2010)

Realização José Miguel Ribeiro

“SHSHSH – Sintonia Incompleta” (1999)

Realização Maria Jorge Neves

“Os Olhos do Farol” (2010)

Realização Pedro Serrazina

“Viagem a Cabo Verde” (2010)

Realização José Miguel Ribeiro

“Selo ao não Sê-lo” (2005)

Realização Isabel Aboim Inglez

“Ekaterina” (2011)

Realização Miguel Cravo

“História Trágica com final Feliz” (2004)

Realização Regina Pessoa

“Rhoma Acans” (2012)

Realização Leonor Teles

“Querido Carlos Alberto” (2006)

Realização Aurora Ribeiro

“Palhaços” (2009)

Realização Adriano Mendes