-- Página em Construção --
  • 2019

     

    Aulas Artísticas Dança, Desenho, Música, Teatro, Voz no Espaço MOVEA - Polo da Pena Junta de Freguesia de Arroios

     

     

    Ópera de volumes - projeto na EB Nº1 de Lisboa de Arquitetura: Visitas mediadas com os alunos à Trienal de Arquitetura e realização de Oficinas na Escola.

     

     

    Infusão - Oficinas artísticas nas componentes Roteiros, Expressões e Voz e Imagens.

    Apoio: União Europeia, SGMAI, FAMI, Alto Comissariado para as Migrações, CML, Fundação Aga Khan, Junta de Freguesia de Arroios

     

     

    Centro para Todos - Oficina Mediação no Centro e oficina no CASA.

    Apoio: Energia BIP/ZIP, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

     

     

    Vidas Plurais - Sessões de Teatro Fórum sobre os temas da Violência Doméstica e Igualdade de Género.

    Em parceria com o CEPAC. Apoios: União Europeia, SGMAI, FAMI, Alto Comissariado para as Migrações.

     

     

    Há Muita Fibra Entre Nós - Oficinas Artísticas e Filmagens - Projeto na Escola sobre Mulheres Artistas

    Apoio: Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Arroios e Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves

     

  • 2018

     

    Há Muita Fibra Entre Nós - Oficinas Artísticas e Filmagens - Projeto na Escola sobre Mulheres Artistas.

    Apoio: Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Arroios e Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves

     

     

    À Luz da Sombra em colaboração com os alunos da EB Nº1 de Lisboa e as suas famílias através de áreas de expressão de Movimento, Teatro, Artes Plásticas, Música e Vídeo.

    Apoio: Regulamento de Atribuição de Apoios pelo Município de Lisboa

     

     

    Centro para Todos no Centro de Dia Nossa Senhora dos Anjos - SCML inserido no Eixo do Envelhecimento Ativo do GABIP-AR. Foram realizadas oficinas de Fotografia, Cianotipia, Vídeo e Canto, assim como atividades de Mediação Museológica

    Apoio: Energia BIP/ZIP - CML

     

     

    Infusão - Oficinas artísticas nas componentes Roteiros, Expressões e Voz e Imagens.

    Apoio: União Europeia, SGMAI, FAMI, Alto Comissariade para as Migrações, CML, Fundação Aga Khan, Junta de Freguesia de Arroios

     

    Hoje É Dia De - Programa Anual na Casa de Infância de Arroios da Fundação D. Pedro IV.

     

     

    Vidas Plurais - Sessões de Teatro Fórum sobre os temas da Violência Doméstica e Igualdade de Género.

    Em parceria com o CEPAC. Apoios: União Europeia, SGMAI, FAMI, Alto Comissariado para as Migrações.

  • 2017

     

    Oficinas de Cinema de Animação com o JIFA - Jardim de Infância da Freguesia de Arroios.

     

     

    Centro para Todos, no Centro de Dia Nossa Senhora dos Anjos - SCML.

    Apoio: Energia BIP/ZIP - CML

     

     

     

    À Luz da Sombra - Educação pela Arte com as turmas da EB Nº1 de Lisboa.

    Apoio: Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia de Arroios, Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves

     

     

    Vidas Plurais - Oficinas de Teatro-Fórum

    Em parceria com o CEPAC. Apoios: União Europeia, SGMAI, FAMI, Alto Comissariado para as Migrações.

     

     

    Um Mundo na Minha Escola - Educação pela Arte com as turmas da EB Nº1 de Lisboa.

    Apoio: Junta de Freguesia de Arroios, Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves

    Infusão - Oficinas de Expressões Artísticas no âmbito do Expressões e Fusões com o Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves

    Apoio: União Europeia, SGMAI, FAMI, Alto Comissariade para as Migrações, CML, Fundação Aga Khan, Junta de Freguesia de Arroios

  • 2016

     

    Um Mundo na Minha Escola - Educação pela Arte com as turmas da EB Nº1 de Lisboa.

    Apoio: Junta de Freguesia de Arroios, Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves

     

     

    Oficinas Artísticas - programa de abordagem trimestral a diferentes áreas artísticas trimestral - espaço MOVEA.

  • 2015

     

    Oficinas Artísticas - programa de abordagem trimestral a diferentes áreas artísticas trimestral.

    Espaço MOVEA.

     

     

    Educação pela Arte na EB Nº1 de Lisboa em diferentes expressões artísticas como a Música, Expressão Corporal/Dança, Expressão Dramática e Expressão Plástica.

     

     

    Exibição da exposição "A CASA" realizada por João Ferreira e Joana Morais, no âmbito do programa GUIARTE (2013),  na EB Nº1 de Lisboa. Colaboração com o Festival TODOS  na apresentação da Exposição "A CASA" no Campo Mártires da Pátria.

     

     

    Baile Folk - Concerto com a banda Eva Parmenter no Ginásio do Polo da Pena da Junta de Freguesia de Arroios

    Em Parceria com a Associação 3Tempos, JFA

  • 2014

  • 2013

     

    Educação pela Arte nas Escolas Básicas do Município da Amadora

    Apoio: Câmara Municipal da Amadora

     

     

     

    Exposição Crescer com Arte nas Escolas Básicas do Município da Amadora

     

     

     

     

     

     

     

     

    GUIARTE

    Apoio: Câmara Municipal da Amadora

     

     

    Projeto nas Atividades Extra Curriculares na EB Parque das Nações nas Expressões Poético, Musical, Teatro e Dança

  • 2012

     

    Educação pela Arte nas Escolas Básicas do Município da Amadora.

    Apoio: Câmara Municipal da Amadora

     

     

    Formação em Educação pela Arte para professores de Inglês e Música na Escola Superior de Teatro e Cinema.

    Apoio: Câmara Municipal da Amadora.

     

     

    Formação em Educação pela Arte para os professores do MOVEA.

    Escola Superior de Teatro e Cinema.

     

     

    Formação das equipas Educação pela Arte - AEC, Amadora.

     

     

    Formação para os parceiro Atividades Extra Curriculares.

     

     

    Exposição "Grande é a poesia, a bondade e as danças... Crescer com arte nas escolas da Amadora", na Escola Superior de Teatro e Cinema.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Atividade "Semana do Cinema" na Escola Superior de Teatro e Cinema.

     

     

    Projeto nas Atividades Extra Curricuares na EB Parque das Nações nas Expressões Poético, Musical, Teatro e Dança.

  • 2011

     

    Educação pela Arte nas Escolas Básicas do Município da Amadora.

    Apoio: Câmara Municipal da Amadora

     

     

    Projeto nas AEC na EB Parque das Nações nas Expressões Poético, Musical, Teatro e Dança.

     

     

    "Contar" com Arte - Formação de diversas Expressões Artísticas (Musical, Plástico, Dança, Drama, Conto)

  • 2010

     

    Educação pela Arte nas Escolas Básicas do Município da Amadora.

    Apoio: Câmara Municipal da Amadora

  • 2009

     

    Educação pela Arte nas Escolas Básicas do Município da Amadora.

    Apoio: Câmara Municipal da Amadora

     

     

    Formação em Expressão e Educação Musical por Domingos Morais na ESTC

    Parceria: Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC)

     

     

    Formação em Expressão e Educação Dramática por Margarida Rainha na ESTC

    Pareceria: Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC)

     

     

    Segundo encontro do MPIAEPA - Educação pela Arte: Do passado para o futuro - Campus Universitário de Almada do Instituto Piaget.

  • 2006

     

    Curso intensivo sobre o Surrealismo por Eurico Gonçalves na Escola Artística António Arroio

  • 2003

     

    Com(n)textos - projeto no Museu Nogueira da Silva com o objetivo de proporcionar uma reflexão Educação, Arte e Comunicação entre professores e outros agentes educativos.

    Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian

  • 1994

     

    Fundação do Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte, por Arquimedes da Silva Santos, Lucília Valente, Alberto de Sousa, Fernanda Canelhas, Graziela Gomes, Augusta Silva e Helena Ferraz.

     

     

    Congresso da INSEIA (Associação Internacional de Educação pela Arte) em Lisboa, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação.

     

     

    Encontro Nacional da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV) em Tomar.

  • 1993

     

    Primeiro encontro de Educadores pela Arte, na Fundação Gulbenkian.

  • 1990

     

    Promulgação do Decreto-Lei nº. 344/90, de 2 de Novembro, sobre a organização da Educação Artística.

  • 1986

     

    Promulgação de Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei nº.46/86, de 30 de Setembro).

  • 1984

     

    Primeiro Simpósio Internacional de Educação pela Arte, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian.

  • 1980

     

    Despacho nº. 379/80, de Outubro e Decreto-Lei nº. 318/83: Vítor Crespo fecha, inexplicavelmente, a Escola de Educação pela Arte.

  • 1978

     

    O Plano Nacional de Educação Artística caracteriza oficialmente a ''Educação pela Arte'' e a ''Educação para a Arte'': ''Educação pela Arte propõe o desenvolvimento da Expressão Artística... (Educação para a Arte) visa a formação de artistas profissionais e processa-se através do ensino artístico.''

  • 1974

     

    (pós 25 de Abril) - Introdução, no Programa Oficial do Ensino Básico, da disciplina de Movimento, Musica e Drama.

     

    R. Dottrens: ''A vida da criança é a expressão permanente e a escola deve proporcionar-lhe isso. Falar de expressão é falar de estética'''.

  • 1973

     

    Arno Stern: Educação pela expressão artística.

     

    Arno Stern foi um dos primeiros defensores da expressão livre da criança e começou a desenvolver, desde o início dos anos 50, uma atividade de pedagogo que era notável no que correspondia ao ensino da altura. No seu atelier, crianças a partir dos quatro anos de idade pintavam a guache sobre papel.

     

    No seu livro “A Infância da Arte, a Arte da Infância”, somos chamados a prestar atenção da importância da expressão livre da criança e a sua correlação com a criatividade: ''A criatividade pode cultivar-se individualmente ou em grupo, através de experiências que estimulam o pensamento divergente (intuitivo e subjectivo) que, ao contrário do pensamento convergente (lógico e objectivo), em vez de uma única solução aceita várias soluções possíveis, vários modos de resolver um problema... É o pensamento divergente que caracteriza o espírito de aventura e fantasia do artista inovador”.

  • 1971

     

    Criação do Curso de Professores de Educação pela Arte por: Arquimedes da Silva Santos, Graziela Gomes, Wanda Ribeiro, Freitas Branco, José Sasportes, Cecília Menano, Francisco D'orey, João Mota, Glicínia Quartin, Adriana Latino, Domingos  Morais e outros.

     

    ''A Educação pela Arte atende sobretudo à formação da personalidade. A Educação pela Arte abrange a formação de artistas... numa perspectiva garretiana de formação educativa portuguesa.''

  • 1970

     

    Vigotsky: ''Psicologia da Arte''.

     

    O objetivo principal é discutir as possíveis contribuições da arte para o desenvolvimento humano com base na teoria histórico-cultural. É proposto que o objeto da psicologia da arte é o estudo da estrutura da obra, que deve provocar uma resposta estética e impactar a psique do fruidor. Considera-se que a arte, por sua estrutura específica e condição de objeto cultural, pode trazer desenvolvimento à psique humana pois, entre outros aspectos, possibilita a duplicação do real no âmbito intrapsiquíco, ao oferecer ao fruidor a vivência, por meio indireto, sobretudo de emoções e sentimentos não cotidianos.

  • 1966

     

    Educação Estética e Ensino Escolar: João dos Santos, Luís Francisco Rebelo, Nuno Portas, João de Freitas Branco, Rui Grácio, Delfim Santos e outros.

  • 1965

     

    Estudos e pesquisas no Centro de Investigação Pedagógica da Fundação Gulbenkian: A psicopedagogia da Expressão Artística: Arquimedes Santos, Madalena Azaredo Perdigão, Rui Grácio, Delfim Santos e outros.

  • 1963

     

    Tatarkiewicz: A expressão em Arte e na Educação.

     

    Irena Wojnar: ''Estethique et Pedagogie''.

  • 1961

     

    C. Rogers: a importância do jogo e da criatividade na educação.

     

    M. Debesse: o valor funcional da expressão.

     

    J. Piaget: '' Na vida da criança há duas necessidades essenciais que são, a adaptação à realidade material e social e o conjunto de realidades indviduais, conciliação entre essas duas necessidades, uma como que síntese entre a expressão do Eu e as formas de actividades adoptadas''.

  • 1958

     

    G. Mauco: ''Uma pedagogia que oferece variadas possibilidades de expressão...''.

     

    A relação entre psicanálise e educação vem possibilitando, desde que Freud demonstrou seu interesse pela pedagogia, melhor compreensão dos educadores sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente. A premissa fundamental da psicanálise é a diferenciação do psíquico em consciente e inconsciente. Este trabalho objetiva apresentar possibilidades de atuações clínicas na formação do professor a partir da análise das práticas pedagógicas, visando oferecer condições aos professores para o enfrentamento de problemas do cotidiano escolar. Os grupos clínicos de análise das práticas docentes abordam a questão do cuidado e do terapêutico estabelecendo o grupo e a prática profissional como objetos de trabalho psicanalítico. Eles ocorrem no estabelecimento de ensino ou no contexto de formação continuada ou pessoal.

  • 1956

     

    Fundação da Associação Portuguesa de Educação pela Arte por, entre outros: Alice Gomes, Calvet de Magalhães, João dos Santos, Almada Negreiros, Chiró, João de Freitas Branco, António Pedro, Adriano Gusmão, Cecília Menano, Breda Simões, Arquimedes da Silva Santos.

  • 1955

     

    A sociedade Portuguesa de Psicologia cria um Grupo de Estudos Psicopedagógicos da Expressão Artística.

     

     

    Dobbelaere: ''O nosso objetivo (da Educação pela Arte) não é o êxito artístico. Nem do artístico, nem a virtuosidade são requeridos sequer à criança, quer educadores.

  • 1950

     

    João dos Santos e Arquimedes Santos: Estudos do desenvolvimento da Expressão da Criança.

     

    R. Cousinet: ''Atingir o belo pode estar para além do belo, talvez aquém do belo. Pertence, antes do mais, a um outro domínio. É o domínio da correspondência exata, da perfeição, da realização. É o que faz o seu valor psicológico e educativo.''.

Primeiro encontro de Educadores pela Arte, na Fundação Gulbenkian.

Promulgação do Decreto-Lei nº. 344/90, de 2 de Novembro, sobre a organização da Educação Artística.

Promulgação de Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei nº.46/86, de 30 de Setembro).

Primeiro Simpósio Internacional de Educação pela Arte, em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian.

Despacho nº. 379/80, de Outubro e Decreto-Lei nº. 318/83: Vítor Crespo fecha, inexplicavelmente, a Escola de Educação pela Arte.

O Plano Nacional de Educação Artística caracteriza oficialmente a ”Educação pela Arte” e a ”Educação para a Arte”: ”Educação pela Arte propõe o desenvolvimento da Expressão Artística… (Educação para a Arte) visa a formação de artistas profissionais e processa-se através do ensino artístico.”

(pós 25 de Abril) – Introdução, no Programa Oficial do Ensino Básico, da disciplina de Movimento, Musica e Drama.

R. Dottrens: ‘‘A vida da criança é a expressão permanente e a escola deve proporcionar-lhe isso. Falar de expressão é falar de estética”’.

Arno Stern: Educação pela expressão artística.

Arno Stern foi um dos primeiros defensores da expressão livre da criança e começou a desenvolver, desde o início dos anos 50, uma atividade de pedagogo que era notável no que correspondia ao ensino da altura. No seu atelier, crianças a partir dos quatro anos de idade pintavam a guache sobre papel.

No seu livro “A Infância da Arte, a Arte da Infância”, somos chamados a prestar atenção da importância da expressão livre da criança e a sua correlação com a criatividade: A criatividade pode cultivar-se individualmente ou em grupo, através de experiências que estimulam o pensamento divergente (intuitivo e subjectivo) que, ao contrário do pensamento convergente (lógico e objectivo), em vez de uma única solução aceita várias soluções possíveis, vários modos de resolver um problema… É o pensamento divergente que caracteriza o espírito de aventura e fantasia do artista inovador”.

Criação do Curso de Professores de Educação pela Arte por: Arquimedes da Silva Santos, Graziela Gomes, Wanda Ribeiro, Freitas Branco, José Sasportes, Cecília Menano, Francisco D’orey, João Mota, Glicínia Quartin, Adriana Latino, Domingos  Morais e outros.

‘A Educação pela Arte atende sobretudo à formação da personalidade. A Educação pela Arte abrange a formação de artistas… numa perspectiva garretiana de formação educativa portuguesa.”

Vigotsky: ”Psicologia da Arte”.

O objetivo principal é discutir as possíveis contribuições da arte para o desenvolvimento humano com base na teoria histórico-cultural. É proposto que o objeto da psicologia da arte é o estudo da estrutura da obra, que deve provocar uma resposta estética e impactar a psique do fruidor. Considera-se que a arte, por sua estrutura específica e condição de objeto cultural, pode trazer desenvolvimento à psique humana pois, entre outros aspectos, possibilita a duplicação do real no âmbito intrapsiquíco, ao oferecer ao fruidor a vivência, por meio indireto, sobretudo de emoções e sentimentos não cotidianos.

Educação Estética e Ensino Escolar: João dos Santos, Luís Francisco Rebelo, Nuno Portas, João de Freitas Branco, Rui Grácio, Delfim Santos e outros.

Estudos e pesquisas no Centro de Investigação Pedagógica da Fundação Gulbenkian: A psicopedagogia da Expressão Artística: Arquimedes Santos, Madalena Azaredo Perdigão, Rui Grácio, Delfim Santos e outros.

Tatarkiewicz: A expressão em Arte e na Educação.

Irena Wojnar: ‘‘Estethique et Pedagogie”.

C. Rogers: a importância do jogo e da criatividade na educação.

M. Debesse: o valor funcional da expressão.

J. Piaget: ” Na vida da criança há duas necessidades essenciais que são, a adaptação à realidade material e social e o conjunto de realidades indviduais, conciliação entre essas duas necessidades, uma como que síntese entre a expressão do Eu e as formas de actividades adoptadas”.

G. Mauco: ”Uma pedagogia que oferece variadas possibilidades de expressão…”.

A relação entre psicanálise e educação vem possibilitando, desde que Freud demonstrou seu interesse pela pedagogia, melhor compreensão dos educadores sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente. A premissa fundamental da psicanálise é a diferenciação do psíquico em consciente e inconsciente. Este trabalho objetiva apresentar possibilidades de atuações clínicas na formação do professor a partir da análise das práticas pedagógicas, visando oferecer condições aos professores para o enfrentamento de problemas do cotidiano escolar. Os grupos clínicos de análise das práticas docentes abordam a questão do cuidado e do terapêutico estabelecendo o grupo e a prática profissional como objetos de trabalho psicanalítico. Eles ocorrem no estabelecimento de ensino ou no contexto de formação continuada ou pessoal.

Fundação da Associação Portuguesa de Educação pela Arte por, entre outros: Alice Gomes, Calvet de Magalhães, João dos Santos, Almada Negreiros, Chiró, João de Freitas Branco, António Pedro, Adriano Gusmão, Cecília Menano, Breda Simões, Arquimedes da Silva Santos.

  • A sociedade Portuguesa de Psicologia cria um Grupo de Estudos Psicopedagógicos da Expressão Artística.
  • Dobbelaere: ”O nosso objetivo (da Educação pela Arte) não é o êxito artístico. Nem do artístico, nem a virtuosidade são requeridos sequer à criança, quer educadores.

Fundação da Associação Internacional de Educação pela Arte.

Alice Gomes: Método ”Aprender Sorrindo”.

Calvet de Magalhães: Exposições e divulgação da expressão da criança.

João Couto: A Arte Aberta à Educação Pela Arte.

João dos Santos e Arquimedes Santos: Estudos do desenvolvimento da Expressão da Criança.

R. Cousinet: ”Atingir o belo pode estar para além do belo, talvez aquém do belo. Pertence, antes do mais, a um outro domínio. É o domínio da correspondência exata, da perfeição, da realização. É o que faz o seu valor psicológico e educativo.”.

Celestin Freinet: Uma educação voltada para a liberdade de expressão e de criação. Funda a primeira revista de Arte Infantil.

Betamio de Almeida: ”Desenho Livre”.

Hebert Read, presidente da UNESCO e o presidente da Associação Internacional de Educação Pela Arte: (in Education Trough Art.): ”Não é meramente uma educação artística… abrange todos os modos de auto-expressão, literária, verbal, poética, assim como musical e auditiva, e forma uma abordagem integral da realidade que deveria chamar-se educação estética – a educação daqueles sentidos em que se baseiam a consciência, a inteligência e o raciocínio do indivíduo humano”.

Afonso Duarte: ”Estudos de Desenho Infantil”.

Professor da Escola Normal, interessava-se por etnografia e arte popular, reflectidos na sua obra poética, ligada às crenças e mitos seculares, aos motivos da terra, vida animal, ao povo e à lide agrária. A sua sensibilidade poética deu-lhe um convívio com literatos de vários grupos e escolas. Trata-se dum poeta em permanente actualidade, dado que vai acompanhando todos os movimentos poéticos da primeira metade do século XX. Nasce numa atmosfera de saudosismo dominado por Teixeira Pascoais. Entretanto, surgem outras escolas a que adere. As crianças, o desenho infantil, as pedras, as águas. Aparece, então, como saudosista no conteúdo e um modernista na forma.

António Sérgio; Adolfo Lima, César Porto, Álvaro Viana de Lemos.

Leonardo Coimbra: ”A primeira educação deve ser artística e as próprias virtudes morais só podem ser dadas à criança pelas implícitas intimidações da harmonia estética”.

João de Barros: (in Educação Republicana) refere a importância da ”Educação Artística” na escola.

C. Jung: A arte, uma actividade psicológica e pedagógica saída das motivações psicológicas.

Cardoso Júnior: A educação estética e artística é fundamental na educação; A influência do Belo na Educação (1918); Pedagogia Artística (1921).

Primeiro Congresso Mundial de Pedagogia Artística, em Dresden.

João de Deus: a arte na escola como processo de associar a formação moral com o sentido estético.

Decroly foi um dos precursores dos métodos ativos, fundamentados na possibilidade de o aluno conduzir o próprio aprendizado e, assim, aprender a aprender. Alguns de seus pensamentos estão bem vivos nas salas de aula e coincidem com propostas pedagógicas difundidas atualmente. É o caso da idéia de globalização de conhecimentos – que inclui o chamado método global de alfabetização – e dos centros de interesse.

Na história da educação, o nome do psicólogo suíço Édouard Claparède  encontra-se num ponto de confluência de várias correntes de pensamento. Durante a sua formação, este absorveu influências tanto da filosofia como da ciência da época. E a sua obra favoreceu o desenvolvimento de duas das mais importantes linhas educacionais do século 20, a Escola Nova. Muitos pensadores antes de Claparède pegaram na importância de, na prática pedagógica, se levar em conta os processos mentais e a evolução das crianças, mas o faziam de um ponto de vista eminentemente intuitivo. Claparède, ao contrário, tinha formação em medicina e pretendeu construir uma teoria científica da infância. 

A. Quental: a importância educativa da expressão poética.

A.F Castilho preconiza a introdução na escola, de ”divertimentos”, jogos de canto e música.

Passos Manuel desenvolve o Conservatório como centro poliartístico.

Adolfo Coelho: ”O valor educativo das artes como elemento essencial na formação do homem”.

Henrique Nogueira: (in Estudos sobre a reforma em Portugal) propõe a música vocal e instrumental nas escolas.

A. Garret: (in da Educação) ”A importância de uma Formação Estética”.

Schiller: (in cartas sobre a Educação Estética do Homem): ”A concepção educativa da arte toma um carácter universal e indiscutível”.

Kant: ”Obervações do Belo e do Sublime.”

Luís António Verney: (in O Verdadeiro Método de Estudar): ‘‘A arte de escrever e falar corretamente… não me agrada um livro que não é escrito com arte.”

Ribeiro Sanches (in Cartas de Educação da Mocidade): ”Propondo a virtude, a paz e a boa fé por alvo de educação.”

J.J. Rousseau (in Emilio), o ”Discurso sobre as Ciências e as Artes”.

Platão (in República): ”A Educação é a Arte que se propõe este objetivo (o Bem)”.

a partir de: Educação pela Arte e Artes na Educação (1º volume - bases psicopedagógicas) - Alberto B. Sousa