Escola Nº 1 de Lisboa - "À Luz da Sombra"

O projecto envolveu os alunos da Escola Básica Nº1 de Lisboa, integrada no Agrupamento de Escolas Nuno Gonçalves, as respectivas famílias e os professores titulares.

Com o objectivo de facilitar o conhecimento das identidades de cada aluno e da partilha das várias culturas existentes na escola, promovendo a troca de tradições e histórias entre as famílias e os alunos.

Sendo esta escola frequentada por alunos provenientes de diversos países e culturas,  pretende-se que o projecto valorize a diversidade cultural e promova junto das crianças e das respectivas famílias um sentido de pertença ao território, vendo-o como uma comunidade social intercultural e geracional.

Considerando que a escola é um espaço onde todas as culturas e saberes se encontram, será um local privilegiado para a promoção da cidadania responsável e participativa, que integre todas as culturas.

A partir da escola podemos construir um espaço de partilha de saberes e criação artística, no qual toda a comunidade possa sentir-se mais próxima e criar novas histórias e memórias.

Acreditamos que a escola Nº1 da Pena, pela sua importância histórica, territorial e afectiva poderá ter um papel aglutinador de boas prácticas artísticas, inclusivas, intergeracionais e culturais.

E  no encontro com o “outro” que é possível integrar as diferentes perspectivas sobre uma mesma realidade. Para esse processo ser
genuíno e construtivo, cada um deve poder expressar-se livremente, contribuindo para a criação de uma memória comum com a qual todos se identifiquem. Neste sentido, a metodologia da Educação pela Arte desempenha um papel fundamental, pois enfatiza a expressão livre, ainda que intencional e orientada, como promotora do relacionamento com a realidade, com o “outro” e consigo próprio. Estando próxima da natureza da criança através da realização de jogos, atua ao nível dos afetos e dos sentimentos, desenvolvendo o pensamento crítico e fomentando a autoestima e o sentimento de pertença       

Com este projecto pretende-se colocar à disposição dos alunos um leque variado de formas e técnicas de comunicação/expressão para que possam aprender, partilhando sentimentos, emoções e conhecimentos, ao mesmo tempo que desenvolvem a sua relação com o Outro.
         

Este projeto tem ainda uma forte componente de continuidade do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em anos anteriores, nomeadamente, através da realização de oficinas artísticas em colaboração com a comunidade escolar da EB1 Nº1 de Lisboa.

Atividades

Todas as actividades a desenvolver têm como ponto de partida o tema  “Sombras”. Este tema foi escolhido devido às diversas possibilidades de exploração da relação existente entre a luz e a sombra, pois o comportamento da sombra difere consoante:

  • A perspectiva de incidência da luz
  • O tipo de fonte luminosa
  • Os obstáculos que a luz encontra (como o nível de opacidade dos objectos iluminados ou a utilização de filtros de cor).

Neste sentido, o que cada aluno traz da sua cultura (a luz) influencia a forma como se relaciona com a realidade (a sombra). É, assim, o conjunto das diferentes perspectivas que irá contribuir para a construção de uma realidade comum.

O seguinte plano de actividades visa colocar em prática esta visão.

apoio:

3582969_640x640