Direção

Presidente

Nuno Bernardo






n. Lisboa 1974

Frequentou do curso de Pintura no Ar.Co. (93-95) e atualmente está a terminar a Licenciatura em Ciências da Comunicação na FCSH-UNL, vertente de Cinema e Televisão. Trabalha como ator freelancer desde 1996 tendo iniciado o seu percurso na Companhia Marionetas de Lisboa. Colaborou depois em companhias como Teatro de Sintra, o Grupo Três em Pipa, Teatro Esfera, Teatro da Memória, A Barraca, Artistas Unidos, Companhia da Esquina, entre outras. Fez o Workshop de construção de Marionetas nas Marionetas de Lisboa, o curso para atores do Teatro de Carnide e os workshops para atores com Luca Aprea no Teatro da Comuna e o de Mónica Calle na Casa Conveniente, entre outros. O Curso de Cultura Teatral no TNDM II e o curso de Produção Teatral promovido pela EGEAC, no INATEL.

Iniciou a sua atividade como realizador em 2003. Com a curta-metragem ‘Primeiro Voo’ (produção O Som e a Fúria), venceu o prémio de Melhor Realizador Português de Curtas-Metragens do Festival Internacional Indie-Lisboa 2007. Fez o Curso de realização Nível II na RESTART, frequentou o Curso de Animação de Volumes na FCG, por José Miguel Ribeiro e Fernando Galrito e fez o Curso de Introdução ao Cinema de Animação na London College of Communication – UAL.

Em Mediação das Artes trabalha desde 2007. Colabora com regularidade no Festival de Cinema de Animação – PLAY. Na Culturgest, desde 2012, colabora na mediação e conceção de visitas-guiadas, oficinas, entre outros. Coordenação  formações de cinema, para alunos e professores.

É Presidente da Direção do MOVEA – Movimento Português de Intervenção Artística e Educação pela Arte desde 2016.

Vice – Presidente

Elisa Neves

Finalização do ano curricular do mestrado em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Licenciatura do curso Bi-Etápico  Actores/ Encenadores pela Escola Superior de Teatro e Cinema.

Bacharelato do curso de Teatro – Formação de Actores na Escola Superior de Teatro e Cinema.

 

 

Vogal

Patrícia Gomes





Apaixonada por histórias, com um interesse especial em história oral e a utilização do cinema documental como uma ferramenta artística social. 

Estudou Ciências da Comunicação na FCSH/UNL e aprofundou o interesse em documentário no Mestrado em Screen Arts na Sheffield Hallam University (2000) no Reino Unido, onde viveu e trabalhou maioritariamente em pós-produção até 2013. Faz montagem de documentários regularmente desde 2000, com trabalhos exibidos em televisão e vários festivais internacionais. Paralelamente tem colaborado em desenvolvimento/pesquisa de documentários e tem lecionado tanto em regime de oficinas como professora convidada em cursos  de cinema e audiovisuais.

Em 2012 completou MA Museums and Galleries in Education do Institute of Education em Londres onde desenvolveu o potencial do filme documentário como instrumento de inclusão social e ferramenta educativa. Desde aí, e paralelamente ao trabalho de pós-produção, desenvolveu projectos educativos colaborativos e participou como mediadora com organizações várias como o Museu de Londres, Valence House Museum, Pascale Theatre, Serviço Educativo da Culturgest e o Festival Indiejúnior.

Vogal

Carlos Augusto





Artista plástico / Investigador na área de Artes Plásticas / Artes Visuais, Cultura e Comunicação.

Membro do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição – patrimónios, artes e culturas (IELT) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) – Universidade Nova de Lisboa. IELT tem financiamento plurianual pela Fundação de Ciência e Tecnologia.

Investigador Auxiliar (Ciência 2008) no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição – patrimónios, artes e culturas (IELT) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) – Universidade Nova de Lisboa. No âmbito da linha de investigação do IELT, designada Falas da Terra, desenvolve o projecto individual Artes e Ambiente – Falas da Arte sobre a Terra.

Membro de organização científica internacional, CORPUS – International Group for the Cultural Studies of the Body (desde 1 de Julho 2009).

Membro do Observatório “enRed’arte” – Projecto de Desenvolvimento e Inclusão Artística das zonas da Serra do Marão, Aboboreira e Meia Via, 2015.

Licenciatura em Pintura (1990) – Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Mestrado em Ciências da Comunicação, Koonsland — Comércio de Duplos (1997), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) – Universidade Nova de Lisboa.

Doutoramento em Ciências da Comunicação, Não Estamos Sós Sob A Pele – Uma Exposição Possível Acerca De Duplos (2007), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) – Universidade Nova de Lisboa.

Tesoureira

Alexandra Amaro











Mestrado em Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico (pós-Bolonha) – ISCE – Instituto Superior de Ciências Educativas.

Licenciatura em Educação Básica (pós-Bolonha) – ISCE – Instituto Superior de Ciências Educativas.

 Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações (pré-Bolonha) – Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Faculdade de Psicologia).

3rd International Congress of Educational Sciences and Development (30h) – Universidade do País Basco – Summer School San Sebastián/Donostia (Espanha).

Educação pela Arte (46h) – Movimento Português de Intervenção Artística e Educação Pela Arte / Escola Superior de Teatro e Cinema (Amadora).

SIAP – Seminário Internacional de Artes Performativas – Companhia de Teatro de Sintra / Chão de Oliva.

Curso de Iniciação Teatral – Companhia de Teatro de Sintra / Chão de Oliva.