Presidente

Nuno Bernardo

n. Lisboa 1974

Licenciatura em Ciências da Comunicação na NOVA – FCSH, vertentes de Cinema e Televisão e Comunicação, Artes e Cultura. Curso de Realização Nível II na RESTART, frequência do Curso de Animação de Volumes na FCG. Curso de Introdução ao Cinema de Animação na London College of Communication – UAL. Curso para atores do Teatro de Carnide, workshop de Construção de Marionetas nas Marionetas de Lisboa e os workshops para atores por Luca Aprea no Teatro da Comuna e de Mónica Calle na Casa Conveniente, entre outros. Curso de Cultura Teatral no TNDM II e Produção Teatral promovido pela EGEAC, no INATEL. Frequência do curso de Pintura no Ar.Co. (93-95).

Trabalhou como ator, em regime freelancer (1996 – 2019).

Iniciou a sua atividade como realizador em 2003. Com a curta-metragem ‘Primeiro Voo’ (produção O Som e a Fúria). Prémio de Melhor Realizador Português de Curtas-Metragens no Festival Internacional Indie-Lisboa 2007.

Em Mediação das Artes desde 2007 – Colabora com regularidade no Festival de Cinema de Animação – PLAY. Na Culturgest, (desde 2012) colabora em mediação, conceção e coordenação de formações diversas para alunos e professores, entre outros projetos do Serviço Participativo.

Presidente da Direção do MOVEA desde 2016.

 nunobernardo@movea.pt

Vice – Presidente

Elisa Neves Ferreira

Licenciada no curso Bi-etápico Actor/Encenador pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Pós-Graduação em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Colaborou, vários anos, como professora das “Oficinas de Teatro” nas escolas do 1º Ciclo de Lisboa, dinamizadas pela Câmara Municipal de Lisboa. Foi professora da disciplina de Teatro na Escola Superior de Educação de Lisboa. Colaborou com a Associação Sete Ofícios.

Como colaboradora do Movimento de Educação pela Arte (MOVEA) desempenhou a função de Coordenadora Pedagógica dos Professores de Educação pela Arte nas escolas do 1º Ciclo do concelho da Amadora. Tem também desempenhado o papel de formadora e dinamizadora de projetos artísticos para mesma entidade.

Atualmente colabora com a Associação de Beneficência Luso-Alemã lecionando aulas de Teatro.

É Vice-presidente do MOVEA, onde dinamiza e colabora em vários projetos artísticos.

 elisaneves@movea.pt

Vogal

Patrícia Gomes

Apaixonada por histórias, com um interesse especial em história oral e a utilização do cinema documental como uma ferramenta artística social. 

Estudou Ciências da Comunicação na NOVA – FCSH e aprofundou o interesse em documentário no Mestrado em Screen Arts na Sheffield Hallam University (2000) no Reino Unido, onde viveu e trabalhou maioritariamente em pós-produção até 2013. Faz montagem de documentários regularmente desde 2000, com trabalhos exibidos em televisão e vários festivais internacionais. Paralelamente tem colaborado em desenvolvimento/pesquisa de documentários e tem lecionado tanto em regime de oficinas como professora convidada em cursos  de cinema e audiovisuais.

Em 2012 completou MA Museums and Galleries in Education do Institute of Education em Londres onde desenvolveu o potencial do filme documentário como instrumento de inclusão social e ferramenta educativa. Desde aí, e paralelamente ao trabalho de pós-produção, desenvolveu projectos educativos colaborativos e participou como mediadora com organizações várias como o Museu de Londres, Valence House Museum, Pascale Theatre, Serviço Educativo da Culturgest e o Festival Indiejúnior.

Vogal

Carlos Augusto

Artista plástico / Investigador na área de Artes Plásticas / Artes Visuais, Cultura e Comunicação.

Membro do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição – patrimónios, artes e culturas (IELT) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) – Universidade Nova de Lisboa. IELT tem financiamento plurianual pela Fundação de Ciência e Tecnologia.

Investigador Auxiliar (Ciência 2008) no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição – patrimónios, artes e culturas (IELT) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) – Universidade Nova de Lisboa. No âmbito da linha de investigação do IELT, designada Falas da Terra, desenvolve o projecto individual Artes e Ambiente – Falas da Arte sobre a Terra.

Membro de organização científica internacional, CORPUS – International Group for the Cultural Studies of the Body (desde 1 de Julho 2009).

Membro do Observatório “enRed’arte” – Projecto de Desenvolvimento e Inclusão Artística das zonas da Serra do Marão, Aboboreira e Meia Via, 2015.

Licenciatura em Pintura (1990) – Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

Mestrado em Ciências da Comunicação, Koonsland — Comércio de Duplos (1997), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) – Universidade Nova de Lisboa.

Doutoramento em Ciências da Comunicação, Não Estamos Sós Sob A Pele – Uma Exposição Possível Acerca De Duplos (2007), Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) – Universidade Nova de Lisboa.

Tesoureira

Alexandra Amaro

Mestrado em Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico (pós-Bolonha) – ISCE – Instituto Superior de Ciências Educativas.

Licenciatura em Educação Básica (pós-Bolonha) – ISCE – Instituto Superior de Ciências Educativas.

Licenciatura em Psicologia Social e das Organizações (pré-Bolonha) – Instituto Superior de Psicologia Aplicada (Faculdade de Psicologia).

3rd International Congress of Educational Sciences and Development (30h) – Universidade do País Basco – Summer School San Sebastián/Donostia (Espanha).

Educação pela Arte (46h) – Movimento Português de Intervenção Artística e Educação Pela Arte / Escola Superior de Teatro e Cinema (Amadora).

SIAP – Seminário Internacional de Artes Performativas – Companhia de Teatro de Sintra / Chão de Oliva.

Curso de Iniciação Teatral – Companhia de Teatro de Sintra / Chão de Oliva.

alexandra@movea.pt